17 de mai. de 2013

A história dos Vocaloids


E ai pessoal, desculpem a demora para trazer este post, é que eu tive uns probleminhas com o meu PC. Mas finalmente consegui ajeitar as coisas, bom, vamos ao que interessa.

Todos nós conhecemos os nossos queridos Vocaloids, Hatsune Miku, Megure Luka e etc....mas nem todos sabe de onde eles vem e o que são. Este post tem o intuito de esclarecer algumas coisas sobre os Vocaloids.



*Como funcionam os Vocaloids:

Vocaloid é um programa que simula o canto humano através da combinação de letra e melodia. Você tem uma interface parecida com a de um piano, no qual é possível colocar as notas no lugar que deseja e dentro dessas notas inserir a letra para o programa "cantar", o que aliais, não é fácil não ^^''.

Vocaloid é só um programa como qualquer outro que você pode adquirir para o seu PC. As imagem de cada personagens não passam de avatares que vem ilustrado na caixa do programa.

Esses avatares servem para ajudar a pessoa a visualizar um cantor enquanto compõe, e esses personagens não tem personalidade definida nem história. Fica a cargo do usuário criar uma história e/ou dar uma personalidade ao personagem.

"Imagem do programa"



"Programas Vocaloid"


* Como surgiram os Vocaloids:

Vocaloid surgiu na Espanha como um experimento de uma universidade; a Yamaha interessou-se pelo projeto e o comprou para finaliza-lo e depois torna-lo comercial. Pouco depois de finaliza-lo, a Yamaha abriu o programa para que empresas terceirizadas o desenvolvessem para ele, assim qualquer companhia que tivesse interesse poderia adquirir uma licença e desenvolver um vocaloid. Foi assim que a empresa Zero-G produziu os primeiros vocaloids, chamados Leon e Lola, ambos lançados em janeiro de 2004.

A outra parceira da Yamaha na época era a Crypton Future Media, que começou a desenvolver os primeiros vocaloids japoneses, MEIKO, lançada em 2004 e KAITO, lançado  em 2006.

O sucesso do programa no Japão veio a contecer só em 2007, quando a  Crypton lançou seu primeiro produto para Vocaloid 2, chamado Hatsune Miku.

Miku tornou-se um sucesso instantâneo, tendo mais de 70 mil cópias do software vendidas, 150 mil músicas originais utilizando sua voz, mais de 3 mil CDs produzidos, shows ao vivo, parques temáticos e diversos produtos levando seu avatar, como camisetas, bonecos, cadernos, bonés, etc.

Desde 2004 os bancos já somam mais de 40 vocaloids e existem em diversas linguás. Confira a tabela com alguns vocaloids:


Vocaloid não tem um limite ou uma história criada com começo, meio e fim, nem mesmo uma personalidade pra limitar o que é e o que não é. Você ganha uma base - uma voz e um avatar - e desenvolve o personagem da forma que preferir a partir daquilo.


Através de Vocaloid, muitas histórias surgiram. As mais conhecidas são, Black Rock Shooter, Kagerou Project e Aku no Musume.Elas começaram como músicas e se tornaram tão populares que acabaram virando animê, mangá, etc. Existem vários mangás dounjins, como Hatsune Mix, Chibi Miku-san e Black Vow. Cosplays, ilustrações, personagens derivados de vocaloid, como Akita Neru e Yowane Haku. Tudo partindo sempre do usuário.



Hoje em dia já é possível que o usuário crie sua própria voz sintetizada de maneira gratuita em sua própria casa. Com um software de uso livre chamado UTAU, a pessoa tem a possibilidade de criar sua voz e modelá-la ao seu gosto, com ou sem avatar, personalidade, etc.

No Brasil, o Vocaloid é bem popular entre os cosplayers, é comum andar nos eventos e encontrar Mikus ou Lukas. Muitos produtos, como nendoroids, chaveiros, entre outros, também são comuns por aqui, mas não temos ainda uma produção musical regular, ou em número suficientemente grande para ao ponto de ter distribuição oficial dos vocaloid por aqui.



Vocaloids Populares:


Hatsune Miku
Lançamento: 2007
Voice Character: Saki Fujita
Empresa: Crypton Future Media



Megurine Luka
Lançamento: 2009
Voice Character: Yuu Asakawa
Empresa: Crypton Future Media


Kagamine Rin e Len
Lançamento: 2007
Voice Character: Asami Shimoda
Empresa: Crypton Future Media


Kaito
Lançamento: 2006
Voice Character: Naoto Fuuga
Empresa: Crypton Future Media


Kamui Gakupo
Lançamento: 2007
Voice Character: Gackt
Empresa: Intert Co. Ltd.


Gumi
Lançamento: 2009
Voice Character: Megumi Nakajima
Empresa: Intert Co. Ltd.


Fonte: Neo Tokyo Nº85

7 comentários:

  1. adorei!!! Eu comprei a revista, e amei a ideia do blog de repassar :3 Hoje em dia tem muitas informações erradas de vocaloid por aí na net... como o fato de que todos eles tem personalidade, etc. (sem falar nas inúmeras vezes que já confundiram FanMades com Vocaloids '-')Só acho que também podia incluir a Meiko ou a SeeU na lista de vocaloids populares =3

    enfim~ amei o post u.u

    bye~ o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ^^, vou ver se ponho a Meiko e a SeeU na lista ^^

      Excluir
  2. Boa postagem! No entanto, tem alguns errinhos... A maioria não é nada grave, mas tem duas coisas em que você pecou:
    1º- Na tabela de Vocaloids, você diz que a Prima é Vocaloid japonesa. Está errado, ela é uma Vocaloid inglesa.
    2º- Você não citou MEIKO e IA na tabela de Vocaloids populares.

    Se tiver algumas dúvidas, você pode consultar esse site: http://www.vocaloidbrasil.com, a maioria das informações é confiável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião. Essa tabela eu peguqi em uma resvista, verei depois se consigo consertar o erro ^^

      Excluir
  3. Olá!! Amei o blog, e tirei mts duvidas sobre os vocaloids, mas o que eu queria saber msm é sobre esse desenho na saia da hatsune miku, pretendo fazer cosplay dela(meu 1° cosplay XD) e quero que seja perfeito em todos os detalhes *-----*! Agradeço se responder...Obrigada n.n

    ResponderExcluir
  4. Legal estou fazendo um evento de cultura japonesa na escola e seu blog foi o mais indicado , muito obrigado pela ajuda . Sucesso pra você !!!

    ResponderExcluir
  5. lgl '---' achava que Vocaloid era um anime... :v

    ResponderExcluir

Comente! =3
A sua opinião é muito importante para nós!! ^^