30 de nov. de 2012

"Você sabe o que é utaite?"




Eu não consigo nem me lembrar quando foi a ultima vez que eu postei algo no blog, mas tenho certeza que foi tempo suficiente para acharem que eu havia sido mandada para uma ilha deserta.~ Muito bem, eu estou vida! *apanha* Na verdade fiquei sem entrar por causa das provas, testes e recuperações da vida, final do ano é a pior parte, parece que uma avalanche vem e destrói tudo...pois bem, a parte a seguir do post vem falar sobre um assunto bem conhecido dos frequentadores do nico nico douga, mas que simplesmente não aparece nenhum sinal de tal assunto nesse blog.

Então:
                                     "Você sabe o que é utaite?"




Utaite é um termo japonês para pessoas que fazem covers de canções inéditas e publicam essas no Nico Nico Douga e no Youtube,ncategoria utattemita ( literalmente "tentei cantar").
O termo "Utaite" é único para os que se dedicam em cantar no Nico Nico Douga, pois é diferente de "kashu", que significa "cantante" na ideia geral.

No geral, os Utaite fazem covers das músicas originais de Vocaloid, músicas de anime e J-Pops. Também costumam fazer parodias mudando a letra das músicas populares, somente para divertir.
A maioria dos Utaite fazem exclusivamente covers e se encontram na seção utattemita, mas alguns se converteram em parte ou totalmente em cantores profissionais e lançaram seus álbuns. Exemplos: Valshe, Piko e Claro.



Mas o que é Utattemita?

Utattemita é um termo japonês que significa literalmente "tentava cantar".A categoria utattemita é onde os Utaite fazem covers de varias músicas.É uma subcategoria da seção Yattemita da Nico Nico Douga. A maioria dos arquivos dessa categoria terão "nome da musica を 歌っ て み た "de título (ou variações desse tipo.)


Yattemita significa "tentava faze-lo" e é uma seção do Nico Nico Douga, onde as pessoas colocam videos dessas "tentando fazer coisas".Atualmente há cinco subcategorias nessa seção, utattemita(tentava cantar),odottemita(tentava dançar), egaitemita(tentava dezenhar), ensoushitemita(tentava fazer uma atuação musical) e Nico nico gijutsu-bu(artes e departamento de tecnologia).





Utattemita é diferente de Awasetemita. Que significa um mashup de duas ou mais músicas.Por isso, não é uma música original do músico.Pelo contrário, uma pessoa qualquer, sem relação com os Utaite, pega as vozes de dois ou mais músicos e as combina para fazer uma versão em coro.





As vezes, os Utaite colaboram um com os outros.As canções que tem mais de dois colaboradores se conhecem comumente como Nico Nico Chorus, em que os colaboradores participam ativamente, há diferença dos coros.

Recentemente, vários Utaites vem aparecendo em concertos e eventos ao vivo, por isso se tornaram mais populares e mais públicos.





Utaite masculinos:
clear
soraru
mi-chan
viptenchou
shounenT
Piko
Sekihan

Utaite femininos:
98Neko
Valshe
Hanatan
Nano
Lon
Wotamin
Choucho



Acho que finalmente terminou, espero que tenha ajudado a entender o que seria utaite e se não, pode perguntar que eu vou tentar explicar da melhor forma que eu conseguir...
Para avisar, a maior parte das informações que se apresentam aqui vem da utaite wiki, já que é um dos poucos locais que eu achei sobre o assunto.*trágico* Eu fiz uma pequena revisão para checar se todos os nomes foram corretamente escritos, mas pode ter alguns errinhos ainda, conto com a  paciência de vocês.~


16 comentários:

  1. lol, não sabia de tudo isso .-.
    Eu estava pensando em gravar uma música da Miku, mas não tenho coragem apesar de tudo e_e"

    ResponderExcluir
  2. Ficou otimo 0/ Eu gosto das utaites 96neko e a Akiakane :3

    ResponderExcluir
  3. YAAY *u* FINALMENTE ALGUEM FALANDO DISSO
    Eu sou brasileira memo e-eh vou me tornar Utaite :3
    Estou me preparando e thud mais...
    Minhas primeiras Musicas vão ser Reflect,Panda Hero e No Logic...
    Meus favoritos são simplesmente SHOUNEN-T <3 <3 <3 (Meu amor)
    Eh Hashiyan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma :33 eu estou pensando em ser tbm,minhas primeiras vão ser matryoshka,panda hero e bad apple,ja cantei elas antes,então vai ser facil,mas se vc conseguiu se dar bem,me ajude com isso,pls ;-;

      Excluir
  4. Agradeço o tópico sobre utaite

    foi esclarecedor
    Uma que gostei recentemente é nano
    tem 2 albúns 2 single e 1 live
    agora não sei quem faz a voz dela
    gostaria de saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nano Já éo "nome/nick" de uma cantora do Nico Nico '-'
      É uma menina mas ela usa avatar e também canta com voz de menino, é oque chamam de "trap singer"

      Excluir
    2. Nano Já éo "nome/nick" de uma cantora do Nico Nico '-'
      É uma menina mas ela usa avatar e também canta com voz de menino, é oque chamam de "trap singer"

      Excluir
  5. Finalmente achei algo que falava sobre isso õ//
    Gosto do viptenchou e.e

    ResponderExcluir
  6. To perdido....
    To tentando entender uma coisa, sabe a muscia Zetsubousei: Hero Chiryouyaku do Dangan Ronpa, entao, ela é cantando por Soraru, mas eu não entendi um negocio, ele faz covers, mas essa musica eh a versao original, ou seja ele compoe musicas tbm ,certo? Mas nao saquei se ele existe ou nao, por que sendo um vocaloid sua voz foi gravada e pronto. Dai me deixa mais confuso, tem um tal de Suzumu na parada, foi ele quem escreveu a musica e fez a montagem? HELP!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguns utaites ficando mais profissionais recentemente, o Soraru é um deles. No caso, essa é uma música original dele, mas a maior parte das músicas dele ainda são covers. Ah, e o Soraru não é um Vocaloid, é uma pessoa de verdade, e o Suzumu é um producer de Vocaloid (tipo a parceria do Gero e do HoneyWorks na opening de Brothers Conflict).

      Excluir
  7. me desculpe mas so soube que existe utaite ontem rsrsrsr vi um video com um, e sua voz me agradou muito, acho que o nome dele é Shoose, nem sei se é um Utaite mesmo, mas enfim, Utaite é considerádo uma pessoa de verdade ou pode ser um personagem com voz humana tipo Vocaloid ou Utaloid?? não entendi direito me perdoe ^^"

    ResponderExcluir
  8. prefiro animekê, pensei em criar um utau mas nao sei como o gravar, bom seria se eu tentasse ser um Utaite, e "jogasse" como utatemitta. ^_^

    ResponderExcluir
  9. Será que sou a única que vê o 96neko como homem?A cantora pode ser uma mulher,mas mesmo assim NÃO consigo ver o 96neko como mulher.

    ResponderExcluir
  10. Só conheço Aize, mas comecei a gostar a pouco tempo então estou me informante melhor, as coreografias são muito boas, de todas que na vi e não tem como não amar eles, são fofos demais <3

    ResponderExcluir

Comente! =3
A sua opinião é muito importante para nós!! ^^